Um médico precisa abrir empresa ou pode atuar como autônomo?

Um médico precisa abrir empresa ou pode trabalhar como autônomo? Para definir isso vamos colocar as duas principais variantes que vão implicar diretamente nesse caso.

  • O Faturamento
  • A Forma que irá trabalhar

O faturamento irá determinar se abrir uma empresa se tornaria viável para fins de economia tributária, no Brasil a alíquota do imposto de renda para pessoa física que trabalhe como autônomo é exorbitante (27,5%) principalmente se o faturamento mensal for alto, portanto caso o médio possa atuar como autônomo ele deve procurar ajuda profissional para realizar o levantamento tributário colocando frente a frente as duas situações e avaliar qual delas é mais vantajosa.

A forma que irá trabalhar, quando digo isso é que muitos hospitais ou clinicas que contratam médicos terceirizados exigem que eles atuem como pessoa jurídica (CNPJ), na maior parte dos casos o hospital busca evitar futuras dores de cabeça com processos trabalhistas o que em geral não ocorre na contratação de um CNPJ.

Falando assim parece que ter um CNPJ não é viável mas na verdade em boa parte dos casos ele é a melhor opção, ainda mais depois da inclusão da atividade no simples nacional que em alguns casos pode reduzir a alíquota do imposto que se paga de 15,5% para até 6%, tudo isso caso a empresa esteja enquadrada em alguns critérios que discutiremos em uma próxima matéria.

Caso fique alguma dúvida ou queira realizar uma analise tributaria gratuita entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudar.

ABRIR EMPRESA

TROCAR DE CONTADOR

ATENDIMENTO WHATSAPP

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira
09:00–11:30, 13:30–18:00

Endereço

Av. Brasil, 75 - Sala 01, Zona 08, Maringá - PR. CEP: 87050-465

Picture of Cassio Malveiro

Escrito por: Cassio Malveiro

© 2024 AudMed Contabilidade - Todos os direitos reservados.